Aula (Mostra Maio Fotografia no MIS 2017)

mis01

Imperdível a mostra Maio Fotografia no MIS 2017. Como sempre, tem de tudo um pouco, com as inevitáveis coisas “corporativas”, mas no geral, como diz o título acima, uma aula de história da fotografia, desde a primeira foto tirada até os ensaios em celular.

mis02

folha de contato de Robert Frank

 

Das 7 micro-macro exposições dentro da mostra destacam-se 3:

giullia

Logo térreo temos as fotos do projeto Nova Fotografia, que apresenta a série Paisagens da Inocência, de Giullia Paulinelli. Apesar de particularmente não gostar da montagem, o que realmente importa, as fotos, encontram um mix entre a tal inocência (do corpo) e a força (do espaço). É simples mas impactante.

 

mauricio

Na contramão desse universo idílico uma das salas traz a exposição Farida, Um Conto Sírio, do fotógrafo ganhador do Pullitzer, Mauricio Lima. Ali vemos a saga dos refugiados atravessando a zona de guerra em busca de asilo na Europa. O observador desatento vai achar que já viu tudo aquilo antes, o que tem sua verdade, mas há uma diferença marcante entre uma foto isolada numa página de jornal e dezenas de fotos em grande formato criando um universo.

 

koudelka

Josef Koudelka

 

E por fim, o filé mignon da Mostra; a coleção de Allan Porter, que foi editor da mais importante revista de fotografia de todos os tempos, a Camera (1966-1981). Boa parte dos ícones da fotografia estão ali, dos mais populares aos semi-desconhecidos, todos representados por fotografias que marcaram época. (é até sacanagem deixar muitos de fora nas fotos abaixo, mas vamos lá)

diane

Diane Arbus

 

leskrims

Les Krims

 

duane

Duane Michals

 

rod

Alexander Rodchenko

 
MIS
Av. Europa 158
Até 28 de maio
3 (meia) e 6 reais

Deixe uma resposta

Post Navigation